sexta-feira, 25 de março de 2011

e continua.... a 3º parte da aula sobre Clássicas

Bom, ja entramos em Cena!...nos apresentamos, deslocamos para todos os lados passeando , largamos o véu e depois de tudo nos posicionamos ao centro...AGORA É A HORA MENINA!
 
Tudo estava muito delicado até então, o que conta até ai é a expressão corporal...depois disso é tecnica mesmo!

Nessa transição de movimentos podem entrar vários ritmos ( não existe uma estruta certa e ordem dos ritmos que irão tocar, você precisa apenas ter bons ouvidos pra identifica-los e reproduzir isto através da sua dança), são eles:

Momentos cadenciados: pedem descontração e movimentos soltos "macios", os quadris ficam soltos e você pode ganhar pés no chão, remeter a antiga dança do ventre no seu mais tradicional estilo.

Taqsin/Lentos: são mais faceis de identificar...são geralmente tocados por instrumentos melodiosos como o kanun,nay, flautas,alaúde,acordeon,violino e outros... Neste instante a Bailarina leva o publico pra dentro do seus sonhos representados por movimentos sinuosos e ondulatórios...braços bem leves e expressão introspectiva...geralmente o olhar é direcionado aos seus próprios movimentos, a sua mão, para cima, ou mesmo fica alguns intantes de costas, raramente se olha diretamente para o público.

Folclore:são os ritmos mais alegres e contagiantes (said,khalige,falahi,masmoudi e maqsoum rápidos) são ritmos bem diferentes e é excencial que a bailarina conheça cada um deles para não cometer gafe, dançar um khalige por exemplo num ritmo said não faz muito sentido e ninguém vai entender nada...é como se dançar funk em um tango entende?, o folclóre tem que ser bem explicito é a parte onde não se pode errar ,deixar bem claro q vc mudou drasticamente de movimento, por isso começaremos a estudar um pouco mais sobre estes ritmos em sala de aula...lembramos que não está errado, mas se decidice fazer isto estaria criando um novo estilo.,uma nova arte entende?

Percussão: acredito que seja o ritmo menos dificil de acompanhar, pois movimentos básicos são utilizados como batida lateral, tranquinhos, soldadinho,twist e pouco ultilizamos da técnica Classica de Ballet....o instrumento que é mais característico é o Derbak...o Alaude também colobora e geralmente traduzimos em shimie, os snujs e os Daff's (pandeiros) também completam a orquestra.

é Isso meninas, sei que é muito conteúdo... e realmente agente sabe que a parte do meio de uma apresentação realmente é a mais difícil....na próxima postagem vamos falar sobre o encerramento de um show pra só depois disso voltarmos neste assunto e estudar ritmo por ritmo ok? vai ajudar bastante as suas vidas na compreensão da Dança Clássica... hoje estou postando um vídeo sobre o ritmo Khalije ok?é um video onde eu participo inclusive e entra no ritimo folclórico ok???é um video bem antigo, estou de branco e pasmem, morena! rsrsr


Beijinhus e até sábado!

4 comentários:

  1. Nanna, achei muito show o vídeo. Curti muito! Grande abraço!
    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (Jefhcardoso)
    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu conto “O CAMINHO PARA A CASA DE PORTINARI”. Ok?
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. obrigado jefh, entrarei sim no seu blog.

    Um abraço...
    Nanna

    ResponderExcluir
  3. Nanna, sim, é com muito amor que escrevo. Obrigado por seu carinho e atenção ao meu blog!

    ResponderExcluir
  4. ah sim, ja passei a segui-lo.gostei!

    ResponderExcluir